Acompanhe os tutoriais de Aprendizagem abaixo

PLAY LIST 1 - Configurando o Word para as Normas ABNT - 2019

Nesta Série de Vídeos irei configurar a Caixa de Estilos do Word de acordo com as Normas ABNT – CAPA, FOLHA DE ROSTO, CAPÍTULOS, SUBTÍTULOS, CITAÇÕES, LEGENDAS e etc. Você irá configurar uma vez só e sempre que abrir a aplicação ele já estará de acordo com as Normas.

Baixe aqui o arquivo desformatado que uso no vídeo

Baixe aqui um material com os passos para Formatação para acompanhar após assistir o vídeo, irá relembrá-lo de algumas etapas.

PLAY LIST 2 - Formatação ABNT - 2017 - Passo a Passo

Nesta Série de Vídeos Você irá acompanhar vídeo a vídeo como se faz a configuração da caixa de estilos e formatação passo a passo ABNT dos seguintes itens:

  • CAPA E FOLHA DE ROSTO;
  •  FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFOS;
  •  FORMATAÇÃO DE TÍTULOS E SUBTÍTULOS;
  •  COMO INSERIR O SUMÁRIO?
  •  INSERIR NÚMERO DE PÁGINAS A PARTIR DA INTRODUÇÃO;
  •  GERAR ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES;
  •  COMO FAZER CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS E BIBLIOGRAFIA.

Baixe aqui o arquivo desformatado que uso no vídeo

Baixe aqui um material com os passos para Formatação para acompanhar após assistir o vídeo, irá relembrá-lo de algumas etapas.

Baixe aqui manual ABNT do CENTRO PAULA SOUZA que sigo nos vídeos

PLAY LIST 3 - Modelando um Banco de Dados para um Lava Rápido - BrModelo e Access

Criação de uma Banco de Dados no Access, iniciando pela modelagem, incluindo uma entidade fraca até a criação de um formulário. Aula básica somente para entender o conceito de Modelagem de Dados, porém já visualizando como funcionaria na prática, inicialmente  através do Access. Programas utilizados: BrModelo e Access.

PLAY LIST 4 - Conceitos de Modelagem de Dados, Cardinalidade e Criação do Banco de Dados MySql (Seguradora e Vinícola)

  • No primeiro vídeo vocês poderão acompanhar como fazer a modelagem de uma seguradora de Veículos, com apenas 4 tabelas. Exercício bem simples (poderia ser resolvido de uma forma mais complexa), porém ajudar a entender conceitos de cardinalidade, chaves estrangeiras, gerar e modelo lógico e depois o físico para criação do SQL.
  • Nos vídeos 2 e 3, você verá como Gerar a modelagem conceitual(MER E DER) e lógica para uma produtora de vinho. O objetivo é aprender conceitos básicos de banco de dados, como criação de chaves primárias, estrangeiras, cardinalidades e os comandos DDL, para criação no MySql.

PLAY LIST 5 - Como fazer a Cardinalidade no Modelo Conceitual - Farmácia, Biblioteca e Veterinária

Vídeo contendo aula expositiva sobre cardinalidade, graus 1:1, 1:n e n:m. Com exemplos de Modelagens de uma Farmácia, Veterinária e Biblioteca.

PLAY LIST 6 - Mala Direta - Gerando Convites aniversários, chá de bebê, etiquetas, etc.

  • No primeiro vídeo você verá como criar uma etiqueta usando mala direta, através de uma única etiqueta gera quantas você quiser.
  • Nos vídeo 2 você pode usar a mesma ideia do primeiro para criar lembrancinhas de chá de bebê, cozinha convites de aniversário, etc.

PLAY LIST 7 - Java - Conceitos Básicos

  • Nos três primeiros vídeos da Série: Aula introdutória com conceitos básicos da linguagem. Uso do diagrama de classes para modelar e nesta primeira etapa Importação de classe (neste caso JOptionPane), instancia de objeto, criação de métodos, etc.
  • Nos vídeos 4, 5 e 6  faremos o diagrama de Classes em seguida criaremos um programa (Calculadora) onde ensina os conceitos de Métodos com parâmetros e com retorno.
  • Nos vídeos 7, 8 e 9 o Prof. Anderson Vanin, que ministra junto comigo as aulas de JAVA na ETEC, irá criar um sistema com tela de login. Após fazer o login, o sistema fará alguns cálculos matemáticos. O foco da aula é a utilização da Classe Swing no JAVA e Netbeans para a criação de telas pela Interface Gráfica do Netbeans.

PLAY LIST 8 - Como criar um CANVAS para seu TCC

  • No primeiro  vídeo você poderá acompanhar como criar um CANVAS passo a passo com um exemplo de um projeto de Superfícies ou Pias ecológicas a base de vidro reciclado. Também está mostrando uma das ferramentas criar o canvas.

    No segundo vídeo você poderá acompanhar 2 exemplos para criar um canvas:
    1) O primeiro exemplo é de um SISTEMA PARA TROCA DE RECICLÁVEIS POR PRODUTOS E SERVIÇOS
    2) O segundo exemplo é da criação de um GEL A BASE DE BABOSA
    Espero que com os dois vídeos você consiga tirar suas dúvidas relacionadas a criar sua modelagem de negócios.